83632423_179196936728581_7066995886701674496_n.jpg

O docente da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Vieira, proferiu a conferência inaugural no I Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, sob o lema “Ensino e Formação Docente na contemporaneidade: (in) certezas, desafios e lutas”, no dia 29 de janeiro no Campus das Auroras, em Redenção/CE. O congresso reuniu 835 participantes e mais de 400 trabalhos apresentados.

docente_arlindo_vieira.jpg“Formação e Ensino docente – Para uma Epistemologia da Práxis: Influencias e Desafios” foi o tema da conferência inaugural apresentada pelo docente da Uni-CV. Na conferência, propõe refletir, criticamente, a formação docente, numa perspetiva histórica, abordando algumas influências que os setores políticos e econômicos tiveram na conceção do currículo de formação docente, preferencialmente, a partir da segunda metade do século passado, articulando com as propostas reformistas com enfoque na práxis da formação docente. 

O professor argumentou que as forças políticas e econômicas sempre pressionaram o currículo da formação de professores, dai, tornando-se urgente refletirmos sobre a necessidade dessa emancipação, propondo, também, pistas epistemológicas da práxis como seu eixo articulador.

Arlindo Vieira é Doutor em Ciências de Educação, na Especialidade de Desenvolvimento Curricular, obtido pela Universidade do Minho em 2014, e docente da Universidade de Cabo Verde na Faculdade de Educação e Desporto.

 

 

Universidade de Cabo Verde © 2020 | Mapa do Site | Política de privacidade